zapzap

Muita coisa nova! Conheça as novidades do WhatsApp!

Via AndroidPit

Autenticação em dois passos

A equipe do WhatsApp não para de liberar novidades para tornar o aplicativo mais seguro. De acordo com o tuíte da contaWABetaInfo, o serviço introduzirá agora um sistema de autenticação em dois passos.

Na época em que os rumores vazaram, esta nova ferramenta aparecia escondida na versão 2.16.183. Até agora, não sabemos exatamente como ela funcionará. Contudo, as capturas de tela indicam que o processo vai requerer uma segunda senha de seis dígitos. Além disso, seria necessário associar a conta do WhatsApp a um email para a recuperação dos dados.

whatsapp two factor authentication

Crie grupos a partir do uso de links

Seguindo o exemplo de Telegram e Hangouts, o WhatsApp passa a habilitar o recurso de criar / participar de um grupo de conversa a partir do uso de links.  

A principal vantagem dessa funcionalidade é você já não precisa ter o número de telefone dos participantes de um determinado grupo. Ou seja, basta receber (ou criar) o link em questão para poder interagir, sem sair pedindo os números pelo WhatsApp afora ou ter de adicionar diversos administradores.

Além disso, qualquer um que receba o link pode compartilhá-lo com outras pessoas, que também poderão entrar no grupo sem passar pelo crivo dos administradores. No entanto, é válido lembrar que esses últimos são os únicos habilitados a gerar um link para convidar os participantes.

WHATSAPPLINK

Para usar o recurso do link, ao criar o grupo, clique no nome dele para acessar a tela de informações gerais. Nela, você verá o ícone de um rosto com o símbolo de “+”. Ao clicar nele para adicionar um novo participante, você verá a mensagem “Convidar para o grupo via link”. Clique em cima dela e o link será gerado a seguir, junto com as opções de envio do mesmo para os seus contatos (Via o próprio WhatsApp, cópia do link ou compartilhamento por outros canais).

Há ainda uma opção com a mesma finalidade, mas usando um o código QR. Para imprimi-lo, clique nos três pontos no canto superior direito e escolha “Imprimir o código QR do grupo”. O PDF gerado pode ser salvo no dispositivo. 

Mencionar contatos em grupos

O recurso de mencionar contatos em grupos já é bastante conhecido entre os usuários do Telegram e do Twitter, e acaba de chegar ao WhatsApp através da atualização para a versão 2.16.271. Assim os usuários do mensageiro podem mencionar alguém em um chat em grupo digitando o símbolo “@” e selecionando o nome da pessoa na lista pop-up. A pessoa mencionada receberá uma notificação.

whatasapptagggroup

Durante os testes que fizemos com este recurso notamos que todos os participantes do grupo recebem a notificação, e não apenas a pessoa mencionada. Ao clicar no nome do contato com a tag o usuário é levado para o seu perfil padrão com as informações de contato, mídias enviadas e detalhes adicionais.

Desenhar, adicionar texto e stickers em vídeos

Depois de poder adicionar stickers, textos e desenhar às imagens que você envia pelo WhatsApp, agora, na versão 2.16.269, o aplicativo também permite a customização de vídeos. Contudo, isso só é possível nos vídeos gravados com o próprio software da câmera do aplicativo.

whatsapp update camera video

O desenho ou sticker se manterá estável durante todo o vídeo, portanto, é preciso prestar atenção para que a customização não atrapalhe o andamento do vídeo. Se você está acostumado a usar o Snapchat, usar este novo recurso será moleza.

Desenhar, adicionar texto e stickers em imagens

Com a chegada da versão Beta 2.16.263 é possível adicionar stickers, textos e desenhar sobre as fotos, assim como nos seus competidores como Snapchat e Facebook messenger.

whatsapp update camera

Expresse seu sentimentos com uma foto modificada no WhatsApp / © AndroidPIT

A novidade é muito fácil de usar. Basta selecionar uma foto através do ícone da câmera como ser fosse enviá-la para um contato, e você verá na parte superior direita da tela as opções para adicionar stickers, texto e desenho à sua foto, assim como a antiga opção de recortar as imagens.

Encontrada a foto ideal é só usar e abusar dos novos recursos para enviar imagens divertidas aos seus contatos.

Agora, é só enviar o GIF para quem você desejar. Mas, lembre-se que esta ainda é uma função em testes, portanto, o formato em questão aparecerá como vídeo para aqueles que não estão inscritos no programa Beta do WhatsApp.

Vale lembrar que este poderia ser o primeiro passo do WhatsApp para incorporar o envio de GIFs em suas mensagens. A pasta referente às imagens no formato já está, inclusive, aparecendo no pacote do WhatsApp Beta há meses:

Portanto, poderíamos, em um futuro próximo, ter a opção de escolher e enviar GIFs diretamente da galeria de imagens de nossos dispositivos ou até um sistema interno para busca dos mesmos pela internet, em parceria com sites do gênero como o GIPHY.

App adiciona função para gravar mensagem de voz durante uma ligação

Há algum tempo, ouvimos que o WhatsApp integraria duas novas funções ao recurso de chamadas: a possibilidade de retornar a chamada e a chance de deixar uma mensagem de voz durante a ligação. Ambas as funções pareceram na versão beta do aplicativo, de número 2.16.189.

A primeira função permite ao usuário retornar a chamada segundos após a mesma, caso a tenha perdido, ignorado ou desligado sem querer. Já com a segunda função, o usuário poderia pressionar o ícone do microfone, e deixar uma mensagem de voz na mesma tela da chamada.

whatsapp voice message

Testamos a versão beta com as mudanças anunciadas e, na época do seu lançamento, como ainda estava em beta, funcionava para algumas chamadas e para outras não. Contudo, o recurso sumiu para mim na versão beta 2.16.232.

Novas fontes disponíveis

Depois de introduzir os textos em negrito, itálico e riscado, o WhatsApp liberou a opção de mudar a fonte das mensagens para a fonte Fixedsys. Como acontece em outras ferramentas, para alterar o texto será necessário usar uma combinação, que consiste em “mensagem“. Dessa forma, a modificação é efetuada.

WhatsApp hero

Inserir citações no WhatsApp

Uma das últimas atualizações liberadas para os usuários do WhatsApp na Play Store traz a possibilidade de responder a mensagens enviadas anteriormente copiando-as em forma de citação. O update facilita, principalmente, as conversas em grupo.

Para utilizar o novo recurso, basta selecionar a mensagem que deseja citar e, no menu da barra superior, clique na flecha indicando à esquerda. Eis que a mensagem sairá diretamente como citação a ser respondida!

whatsapp encaminhar mensagem
(Visited 6.457 times, 1 visits today)
  • Maria Andrade

    Funciona no Iphone 4?

    • Oi, Maria! Esses testes foram feitos em um celular Android. Não sabemos se funciona no Iphone. :/