detox-digital

5 dicas para diminuir o uso do celular no dia dia

Já parou para pensar quanto tempo do seu dia você passa mexendo no celular, seja trocando mensagens, fazendo ligações ou simplesmente utilizando aplicativos diversos? Se você respondeu internamente a essa pergunta e chegou à conclusão de que pode mesmo estar exagerando, as dicas abaixo podem te ajudar a reduzir o uso do smartphone:

1. Estabeleça um limite de tempo para manusear o aparelho. Proponha até 3 horas por dia, por exemplo, e teste durante algumas semanas para descobrir se você consegue se adaptar.

2. Desabilite notificações dos apps. Mantenha ativas apenas as notificações das aplicações primordiais para você. Afinal, se o seu celular vibrar a cada 5 minutos, não vai ser possível se desconectar e focar nas demais atividades cotidianas.

3. Desligue o 3G ou coloque o celular no modo avião, em momentos que exigem maior concentração e foco, como no trabalho ou nas horas de estudo. Assim como o item anterior, ligar o modo avião ou desligar o 3G te desconecta do mundo digital. Experimente fazer isso se você não usa nenhum app de mensagens para trabalhar.

4. Solte o celular quando ele não for necessário. Curta o tempo em que você estiver com seus amigos e sua família. Os momentos de lazer não perdem a graça se você deixar de fotografá-los  para postar no seu perfil. E se você já publicou, controle o impulso de checar se há notificações novas a cada 10 minutos.

5. Troque o tempo gasto no celular por outras atividades. Ler um livro ou uma revista no trajeto entre o trabalho e sua casa pode ser uma boa alternativa para não ficar à toa conferindo o feed das redes sociais. Puxe assunto com quem estiver ao seu redor, o contato com as pessoas da vida real (offline) é importante para a vida social.

6. Troque o celular por uma agenda/caderneta. Se precisar fazer contas, anotar lembretes ou até mesmo listar os itens que pretende comprar na próxima ida ao supermercado, use a boa e velha caderneta comum.

 

Na dúvida se você realmente precisa desplugar? Confira o post 8 sinais de que você é viciado em celular aqui do blog! 🙂

Tem alguma outra sugestão? Comente aqui!

(Visited 6.172 times, 3 visits today)